quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

2010 - O Ano do Tigre [虎]


Segundo o horóscopo chinês, 2010 é o ano do Tigre. Ele é terceiro dos 12 signos chineses e representa a coragem, a potência, a ousadia e a paixão. Quem nasce sob o signo do Tigre tem personalidade ativa, atrevida e é seguro de si mesmo. Apaixonadas por competições, as pessoas desse signo dificilmente aceitam perder um desafio, são líderes por natureza e sempre calcula todos os seus movimentos.

De acordo com as previsões do horóscopo chinês para 2010, este será um período bastante explosivo, devido à influência do Tigre. Será um ano de desacordos e desastres de todo o tipo. Nada será feito em escala pequena, seja bom ou ruim. As pessoas serão levadas à tomar decisões drásticas, agindo sem pensar, o que pode nos levar a lamentar pela pressa mais tarde. Será preciso o uso de bastante diplomacia.

Tanto nas amizades como nos negócios, será preciso confiança mútua, pois os laços feitos nessa época podem ser quebrados facilmente. Entretanto, ao mesmo tempo esse será um ano de mudança. Uma oportunidade para a introdução de novas idéias e superação de situações de risco.


TIGRE
Horas governadas: Das 03 horas às 05 horas
Direção de seu signo: Leste-Noroeste
Estação e mês: Inverno e agosto
Signo ocidental correspondente: Aquário
Elemento fixo: Madeira / Planeta regente: Júpiter
Cores:Laranja e marrom dourado
Planta: Bambu / Flor: Heliotrópio
Anos correspondentes:

De 08 de fevereiro de 1902 até 28 de janeiro de 1903
De 26 de janeiro de 1914 até 13 de fevereiro de 1915
De 13 de fevereiro de 1926 até 01 de fevereiro de 1927
De 31 de janeiro de 1938 até 18 de fevereiro de 1939
De 17 de fevereiro de 1950 até 05 de fevereiro de 1951
De 05 de fevereiro de 1962 até 24 de janeiro de 1963
De 23 de janeiro de 1974 até 10 de fevereiro de 1975
De 09 de fevereiro de 1986 até 28 de janeiro de 1987

Paixão, inconstância e sorte: esta é a legenda do Tigre. Essas três características exercem um verdadeiro encantamento nas pessoas que convivem com ele. Seu traço marcante é a vaidade, sua aparência sempre o preocupa. Conquista quem quiser com seu modo arrojado de viver e tem uma sensualidade rara. Seu amor, assim, é ardente e não costuma sofrer as dores da paixão, ainda que deixe muitos corações aos pedaços.

O Tigre é considerado em todo o Oriente como o rei dos animais. Símbolo das virtudes reais - lealdade, generosidade e coragem - é venerado e temido por todos. Dizem os chineses que o Tigre é protegido pelos deuses, que lhe dão sorte nos momentos de maior dificuldade.
 
O nativo de Tigre não é muito apegado ao dinheiro nem à segurança, como os demais signos do Zodíaco Chinês. Por isso, é imensamente generoso e está sempre pronto para envolver-se nas mais incríveis aventuras. Possui um dinamismo estonteante e seu forte nunca será a contemplação, mas sim, a meditação.
 
Corajoso, ele não teme o desconhecido. Pelo contrário, lança-se de corpo e alma em todos os seus projetos, sempre muito diversificados. É extremamente impulsivo e curioso e adora saborear tudo o que a vida tem para lhe oferecer.
 
Na maioria das vezes, é rebelde, contestador, liberal. Para o Tigre nada é pior do que ficar preso a uma vida monótona. A rotina afugenta-o tanto quanto a deslealdade e a traição. Aliás, qualquer tipo de prisão tem como efeito a inibição de todas as suas qualidades.
 
Ativo e inquieto, sua presença sempre é notada por onde quer que passe. Ser o centro das atenções, além de alimentar o seu gigantesco ego, aumenta ainda mais o seu esplendoroso magnetismo pessoal, que faz dele, e com razão, o mais irresistível dos signos no Horóscopo Chinês.
 
Devido à sua natureza instável, nem sempre ele consegue conquistar a confiança das pessoas. Contudo, quando aprende a controlar seu espírito sensual e intranqüilo, torna-se uma criatura sensata, sábia e realmente apreciada por todos.
 
No trabalho, o Tigre precisa de espaço para progredir e se desenvolver, mas nem sempre tem paciência para conquistar esse espaço. Para um Tigre, é um verdadeiro martírio ter de obedecer a horários ou cumprir deveres rotineiros. Altivo, passa por cima dos conselhos e sugestões dos mais experientes e raramente pensa antes de agir. Corajoso, prefere fazer tudo à sua maneira, não se importando muito com o certo e o errado. Em lugar de perder tempo reclamando, o Tigre, quando aborrecido, sai em busca de novos caminhos, deixando para trás o que já foi conquistado ou construído.
 
Muito sensível e emotivo, o corajoso Tigre fere-se com incrível facilidade, e não pode haver nada mais triste do que um Tigre triste. Ele raramente admite estar errado e suas angústias não são nada razoáveis. Suas crises de depressão só são curadas mediante doses maciças de afeto e de carinho. As mulheres deste signo choram com a mesma facilidade com que riem.
 
Quando vivem o seu aspecto mais negativo, são indecisos e caprichosos, e tendem a precipitar-se nas decisões quando não sabem o que fazer. Contudo, nem sempre fracassam em suas aventuras audaciosas, pois a sorte parece não abandoná-los, nem nos instantes de maior impasse.
 
 
A vida do Tigre é, em geral, das mais animadas e repletas de acontecimentos imprevistos. A pessoa desse signo conhecerá todos os tipos e nuanças de emoção, que são transmitidos com expansividade e muito humor. Aliás, seu senso de humor é irresistível. O Tigre não se importa em ridicularizar a si próprio quando percebe que isso diverte os outros.
 
No entanto, quando seus poderes e seu magnetismo não são reconhecidos, o Tigre pode tornar-se bastante agressivo, briguento e mesquinho. Para ele, é imprescindível que suas buscas existenciais sejam compreendidas e respeitadas pelos que estão à sua volta. Quando não recebe esse apoio afetivo, o Tigre raramente atinge seus ideais e, o que é pior, não aprende a controlar suas intempestivas emoções.
 
Seu entusiasmo é contagiante. Mesmo nos momentos de depressão ou de dificuldade, o Tigre carregará dentro de si o fogo inextinguível do otimismo e da alegria.
 
De acordo com a tradição, os nativos de Tigre, por serem temerários e precipitados, e pelo seu gosto pelas atitudes que envolvam alguma forma de risco, são propensos a serem vítimas de acidentes bastante violentos.
 
 
Apesar de sua capacidade para perdoar as injúrias, o Tigre é notadamente exigente consigo próprio e com os outros. Assim como aprecia as pessoas dotadas da mesma força e personalidade que a sua, é pouco paciente com pessoas de espírito conservador ou estagnado pela rotina da vida.
 
O Tigre nascido à noite terá as suas paixões mais controladas pela razão e sua vida será mais tranqüila. Em contrapartida, os nascidos à tarde são profundamente sensíveis e emotivos, e demoram um pouco mais para adquirir a maturidade.
 
***
Tigre selvagem da floresta e da montanha (Zhen hu shan lin)

Peça para o centro da parede da sala (zhongtang)

(Yangjiabu, Weifang, Prov. de Shandong. Atribuível ao século 19)


Freqüentemente atribuída na bibliografia de forma vaga à dinastia Qing (1644-1911), esta é, talvez, a mais reproduzida das gravuras de Yangjiabu. E com toda a razão, porque é uma peça magnífica de arte popular pelas dimensões, pelo vigor, pelo desenho e pela qualidade de execução. Na mitologia chinesa, o tigre é um animal do princípio yang, masculino, positivo. É o rei dos animais da montanha e da floresta e tem o poder de caçar os espíritos e os fantasmas. A sua imagem, colocada na porta, também protege dos incêndios e dos ladrões as riquezas que estão dentro de casa. O desenho é, além de notável, também muito característico da arte popular chinesa, apresentando o carácter wang, que quer dizer "rei", desenhado na pelagem da testa do animal. O povo acredita que as listas do tigre freqüentemente desenham esse carácter. As rosetas ou espirais sobre as patas, são igualmente normais nas estilizações populares dos animais. Pelas suas grandes dimensões, esta peça foi produzida em duas impressões com pares de pranchas de cada uma das cores necessárias. Uma ligeira sobreposição do negro, do vermelho, do amarelo e do verde, visível nas costas do tigre, a meio da gravura, é evidência disso mesmo.

fonte: DET KONGELIGE BIBLIOTEK – Department of Orientalia and Judaica.


O Tigre é corajoso, sortudo e agressivo. Não o tentem enganar. Tem um rugido e um temperamento forte. Odeia injustiça e fingimento. É egoísta e ambicioso. Faz as coisas à sua maneira e gosta de correr riscos. Raramente muda de ideias. No entanto, existe algo atraente no Tigre, e muitos líderes nasceram sob este signo. O Tigre adora festas e está sempre à procura de alguém com quem estar. Gosta de bom divertimento, boa comida e uma oportunidade para ser o centro das atenções. São óptimos com as crianças, bons narradores de histórias e professores.


O Tigre é competitivo por natureza e está sempre à procura de novos desafios.

A Criança TIGRE


Uma criança do tigre poderia ser um cheio de alegria e de terror ao mesmo tempo. Um pouco o fio vivo que corre sobre todo o tipo de actividade, jogar-se-á a fundo nas coisas. Mesmo muito quieto que aparente estar, saberá exactamente onde decorre a acção e fará uma linha recta direito a ela. É uma caixa cheia de charme, brilhante e auto-confiante, não haverá nenhuma terra arrendada que ele deixe para trás. A sua curiosidade e pesquisa insaciável conduzir-lhe-ão aonde qualquer coisa se mova, e começará a investigar em todas as direcções. Hiperactivo, gosta de brincar e de gritar. Como o Dragão, pode também tornar todos aqueles menos agressivos em seus subordinados. Mas as pessoas gostarão dele naturalmente pelo seu carácter meigo, afectivo e alegre. A criança do Tigre expressará bens os seus sentimentos. Não gosta de manter segredos dos outros nem de partilhar os seus. Desde que não ultrapasse as suas emoções, você saberá imediatamente quando algo o está a incomodar.

Se o comportamento do tigre não fosse acompanhado, poderia dominar os seus pais completamente e levá-los a uma vida terrível. Deve ser ensinado desde cedo a controlar o seu carácter temperamental, assim como a escutar a razão e a compreender os valores pelos que se deve reger. Mas a sua rebeldia não o deixará escutar as palavras e tentará sempre fazer o jogo dos limites e tentará sempre levar a sua avante. Quanto mais cedo ele aprender a se controlar, melhor será para ele e para todos ao seu redor.

Entretanto, se lhe for dado os estímulos apropriados de disciplina, acompanhados com amor, carinho e muita compreensão, nenhuma outra criança responderá tão espontaneamente quanto o pequeno amoroso tigre. A vida não pode sempre funcionar de forma fácil com ele ao redor, porque então estaria tudo demasiado vazio sem ele. Ter uma criança tigre será uma grande recompensa.


O Tigre precisa de uma audiência inteligente, pois adora estar entre pessoas que o estimulem a ser perfeccionista e a exibir toda a sua popularidade. Detesta, porém, repartir essa audiência com outra pessoa e, caso tenha alguma concorrência na exclusividade da atenção, sabe muito bem como se impor e se sobressair.

O convencional e a rotina não agradam aos nativos desse signo, que está constantemente procurando renovar, reformar ou reformular, desde que consiga impor a marca da sua originalidade.

Não se contentam com as meias-verdades. Para eles, a vida é um constante desafio na busca da verdade absoluta que, por ser uma meta inatingível, determinam o padrão de exigências que eles são capazes de impor a si mesmos.


As novidades exercem um fascínio muito grande sobre o espírito do Tigre, que está constantemente querendo mudar as coisas e as pessoas ao seu redor. Isso provoca alguns conflitos no seu relacionamento com as pessoas, principalmente com o sexo oposto.

No campo amoroso, o sexo é visto como um complemento, nunca como uma prioridade em si mesmo. Tentando impor suas idéias, o Tigre acaba complicando seus relacionamentos, por não ceder ou fazer a sua parte.

Uma de suas grandes virtudes, no entanto, é a capacidade de percepção aguçada, que o faz reconhecer suas próprias falhas e assumir a postura correta, desde que devidamente convencido disso. Preocupado com o futuro, pode parecer, algumas vezes, um tanto interesseiro e desleal, mas tudo que faz tem uma razão de ser, pois há nele uma forte vocação humanitária.

Defeitos: Incapacidade para terminar o que começou, preguiça, vícios e inconstância quanto a suas aspirações e desejos na vida.

Nome Chinês: HU, Nome Japonês: TORA (torá)

Horas: 3:00 às 5:00 horas, Direção: leste-nordeste, Mês Favorável: agosto (inverno)
Elemento: Madeira, Polaridade: Yang, Planeta Regente: Júpiter
Cores: vermelho, laranja e marrom-claro, Flor: papoula, Planta: salgueiro

Número da Sorte: 3, Dia da Sorte: sábado

Compatibilidades entre Signos:


Maior: Cavalo, Dragão e Cão
Média: Rato, Búfalo, Tigre, Cabra, Galo e Porco
Pior: Serpente e Macaco

Relacionamentos: De relacionamento estreito e ocupado por natureza, é difícil para o tigre confiar nos outros mas é profundamente sensível e amoroso.
 
Provérbios Chineses e Valores Confucianos
 
Tigre: Outro animal muito admirado, e também temido, é o tigre. O tigre é freqüentemente colocado ao lado do dragão, ambos simbolizando pessoas de grande valor, talento e coragem.

Temos 臥虎藏龍 (“Tigre sentado; dragão escondido [que sem se moverem, passam despercebidos]”).

Este provérbio descreve o recolhimento intencional de pessoas muito talentosas, mas discretas. É usado para elogiar pessoas que não gostam de exibir suas qualidades.

Temos ainda 龍騰虎躍 (“O vôo do dragão; o salto do tigre”).

Não há nada mais espetacular do que o vôo do dragão e o salto do tigre! Este provérbio descreve talentos ímpares. Tão ímpares que “numa montanha não cabem dois tigres” 一山不容二虎: a idéia é a de que “a mesma cidade não comporta dois xerifes”.

TIGRE


Você sabe o que é kanji? Os kanji são caracteres de origem chinesa, também são utilizados para se escrever japonês, assim como o alfabeto katakana e hiragana. O kanji é um ideograma. Para você ter uma idéia, existe uma lista enorme de ideogramas oficiais. Achei um site com vários kanji's, clique aqui.

Finalizando

2010 será um ano difícil, não só para os "Tigres", mas para quem convive com eles. Ano de exercitar a paciência, de não perder a fé, mesmo que os planos não saiam como o esperado. É melhor não se meter no caminho que um Tigre escolheu trilhar, eles estão cheios de energia e prontos para qualquer desafio este ano.

Um comentário:

  1. Excelente post! Faz tempo que não encontro algo tão consistente, bem escrito e bem pesquisado.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.