quarta-feira, 17 de março de 2010

Lá Fhéile Pádraig


17 de Março, dia de São Patrício (Saint Patrick), o santo patrono da Irlanda. Na Irlanda é feriado e motivo de comemoração, mas a festa não fica somente por lá. Ao redor do mundo, os irlandeses e os “não-irlandeses” comemoram esta data.
Dizem que nesse dia, até quem não é irlandês se torna irlandês em algum lugar do mundo. As comemorações são sagradas nos pubs fora da Irlanda, com muita música boa e cerveja guinness para relaxar.

St. Patrick foi um missionário encarregado de converter os irlandeses ao cristianismo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda. Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de carnaval e há festas o dia inteiro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, pois o trevo é o (um dos) símbolo da Irlanda; St. Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). A cor verde é associada ao dia de St. Patrick, pois é a cor da Primavera, da Irlanda (conhecida também como a ilha esmeralda) e do trevo. Verde também é a cor dos católicos.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição: beliscam os colegas que não usam verde neste dia. Minha “filha” Becky, por exemplo, adora esse feriado, que nem o papai dela.

E, mais uma vez, para todos os "não-irlandeses", mas que são irlandeses no coração:

Happy St. Paddy's Day!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.