domingo, 2 de maio de 2010

O Homem de Ferro Vive Novamente!

Na sexta-feira, 30 de abril, foi a estréia do Homem de Ferro 2 e claro, eu já assisti. Ao contrário de muita porcaria que foi lançada durante esses anos, Homem de Ferro e a nova série de filmes do Batman (V de Vingança, Watchmen e 300 não podem ser esquecidos) são um alívio!

Acredito que  a continuação do Homem de Ferro teve êxito, já que segue o mesmo padrão do filme anterior: um bom roteiro e excelente trilha sonora, assim como o primeiro filme, é divertido. O Homem de Ferro não envergonha como o filme do Wolverine... Enfim, gostei do que vi e já espero o terceiro filme.


Confesso que conheço pouco sobre o personagem da Marvel Comics, somente mesmo o básico. A primeira vez que li uma aventura em que o mesmo participava, foi na saga A Era do Apocalipse, onde Anthony Stark nem usa a famosa armadura e luta ao lado da Resistência Humana. Nessa realidade, Apocalipse controla o globo, mas nem todos os super-heróis da Marvel estão mortos. Em Heróis Renascem, saga em que os personagens ícones da editora são transportados para uma realidade criada por Franklin Richards (filho de Reed e Susan Richards, do Quarteto Fantástico) após os eventos da saga Massacre Marvel. A saga Heróis Renascem serviu para recriar as origens de alguns personagens da Marvel, algo que não agradou muito os fãs.

Entretanto, preciso confessar que de todo o arco Heróis Renascem, gostei da série de revistas do Homem de Ferro. Acredito que tenha sido o único acerto. A versão Ultimate do personagem possui uma releitura interessante, que inclusive, possui um especial solo onde uma nova origem do personagem é apresentada.

Por falar em sagas, tem um trecho interessante em Massacre Marvel, quando o vilão Massacre libera um poderoso pulso eletromagnético que apaga toda Manhattan, afetando também o Homem de Ferro. O Tony fica no bico do corvo (é como no filme, já que ele depende da energia do reator ark para se manter vivo ao afastar os estilhaços de metal do coração), mas faltou bem pouquinho para isso.

Diferente de como ocorre no filme, não é a S.H.I.E.L.D. a responsável pela criação do grupo conhecido como Vingadores, mas de Tony, Thor, Hank Pym e Janet Van Dyne. Posteriormente eles resgatam o Capitão América para integrá-lo à equipe (detalhe, também teremos um filme sobre o Capitão). Tony oferece a mansão como sede dos Vingadores e estes sempre podem contar com as criações de uma das maiores mentes do universo Marvel. 

Outro momento icônico do personagem, é em uma história em vários personagens da Marvel são transportados para um planeta alienígena e nele, eles são obrigados a se confrontarem. O Homem de Ferro acaba enfrentando a X-Force (outro grupo de mutantes que é afiliado aos X-Men)... ele dá uma surra em todos os integrantes   graças à tecnologia que possui.


Não há dúvida de que o grande trunfo de Tony é o intelecto. Nos quadrinhos, ele não tem a identidade revelada – hoje em dia já é de conhecimento público , usa o argumento de que o Homem de Ferro é apenas um guarda-costas, já que é alvo de ameaças de ambiciosos industriais do setor bélico. No filme ele sempre se comunica com Jarvis, o seu computador central; mas nos quadrinhos, Jarvis é apenas o mordomo da mansão dos Vingadores. 


Tony também é conhecido no universo Marvel como mulherengo, já que namorou as mulheres mais bonitas do planeta. Natasha Romanoff, a espiã russa Viúva-Negra (inicialmente uma vilã) é uma delas. Uma das fases do personagem que não gosto, foi durante a saga Guerra Civil, onde ele representa o governo dos EUA que é contra qualquer super-herói que insista em não revelar sua identidade secreta e que não ofereça seus serviços para a nação. Nessa mesma saga, ele e o Capitão América (que representa a oposição ao governo em relação a Lei de Registro) se enfrentam.


Homem de Ferro 2 tem uma excelente trilha sonora. Vou citar algumas músicas: "Shoot for Thrill" do AC/DC; "Robot Rock" do Daft Punk; e "Another One Bites the Dust" do Queen, são algumas das músicas que fazem parte da trilha do filme.


Bom, existem algumas inconsistências, pois nada é perfeito. Ainda não entendo o motivo de colocarem o Nick Fury da versão Ultimate nesse filme, também não gosto da atuação do Samuel L. Jackson como Nick Fury, até pelo fato de que o diretor da S.H.I.E.L.D. não é nada palhaço nos quadrinhos.

Mas nada supera o fato de que a S.H.I.E.L.D encontrar o martelo do Thor, o Mjölnir, no Novo México, sendo essa uma prévia do próximo ícone da Marvel a ganhar um filme. Nos quadrinhos, Dr. Donald Blake “encontra” o Mjölnir durante uma expedição na Ilha de Páscoa. Donald Blake não se transforma em Thor, ele é o Thor! Isso foi um castigo imposto por Odin (Deus dos deuses na mitologia nórdica/germânica) em seu filho Thor, que vive sem nenhuma memória de seu passado. Homem de Ferro 2 já serve como um engate para o filme do Thor que será lançado em 2011. Eu espero que o filme do "Deus do Trovão" seja bom...
Fora essa “mancada”, o filme tá aprovado. As cenas mais legais ficam por conta do vilão Ivan Vanko, o Chicote Negro (gostei da atuação do Mickey Rourke). Gostei principalmente da cena em que ele invade a pista e exibe a sua recente criação. O Máquina de Combate (Rhodes, amigo de Tony) também luta ao lado do Homem de Ferro. No primeiro filme, também gostei da luta final entre o Monge de Ferro e o Homem de Ferro. 

Depois de tanta porcaria que a Marvel adaptou para os cinemas, Homem de Ferro 2 é um bom filme  não é melhor do que o primeiro, claro. Eu já disse uma vez, mas vou repetir: o Homem de Ferro salvou a carreira do Robert Downey Jr.


O Homem de Ferro apareceu pela primeira vez na revista Tales of Suspense n. 39, publicada em 1963. Anthony Edward “Tony” Stark é um dos homens mais inteligentes do mundo e dono das Indústrias Stark, império que herdou do pai, Howard StarkO Homem de Ferro nasce no dia em que Stark foi ao Vietnã, local onde foi gravemente ferido por estilhaços de uma bomba no coração. Capturado pelos vietcongues, é levado ao líder Wong Chu, que o forçou a criar uma poderosa arma.

Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, mas algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar Wong Chu e suas tropas. Preso com ele estava o professor Yinsen, que ajudou Tony a projetar a placa peitoral da armadura que permite que seu coração não seja atingido pelo estilhaço.


Stark colocou a armadura numa tentativa de escapar, mas o professor Yinsen foi morto durante a ação, mas foi o bastante para que Tony pudesse ter tempo de carregar a armadura e garantir a sua liberdade. Assim nascia o Homem de Ferro.


Depois dessa aventura, novas versões de armaduras foram feitas por Tony ao longo dos anos, até chegar no modelo clássico que conhecemos. Além dos problemas cardíacos provocados pelos estilhaços da bomba, que fazem de Tony um refém de sua própria tecnologia para se manter vivo, ele ainda é um alcoólatra. Mesmo com as batalhas internas e apesar de não ser, digamos, um cidadão exemplar, Tony inicia uma cruzada para trazer alguma justiça ao mundo, fazendo uso de seu incrível intelecto para superar ameaças cada vez mais poderosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.