sexta-feira, 18 de março de 2011

Orkut x Facebook

orkut_fb

Tudo passa por transformações nessa vida, até mesmo as redes sociais. É somente uma questão de tempo até que as pessoas migrem para outros serviços na net.

O Facebook vem ganhando mais força, não sei se por causa do filme “A Rede Social”…

Bom, a verdade é que o Orkut está ficando cada vez mais na sombra do Facebook. E já até se tornou assunto entre os internautas o fato de muita gente migrar para o Facebook.

Lembro de quando criei uma conta no Orkut, no ano de 2004. Até então nem dava atenção para o Orkut, já que me interessava mais jogar no PC o Need for Speed Underground e outros jogos como: Jedi Knight II, Medal of Honor e Call of Duty… Enfim, eu realmente não dava muita importância para o Orkut, mesmo depois de ter criado uma conta.

Naquela época o Orkut era restrito: você só poderia ter uma conta, ter acesso, caso alguém de dentro da rede social lhe enviasse um convite. Além de ser restrito, o Orkut nem tinha o idioma português disponível, era tudo em inglês.
Nada de colocar mais do que 12 fotos, eram apenas 12 e pronto! Hoje em dia você pode criar álbuns e postar centenas de fotos. Claro que se você for alguém com muita paciência e falta do que fazer, testar a capacidade de quantas fotos o Orkut pode suportar em um único perfil, é com você mesmo!

E por falar nisso, nada contra você colocar 999 fotos. O Orkut é seu e você faz dele o que bem entender, ué! (Não me mandando p*r% de recado com bichinhos coloridos e purpurinados, por mim está tudo bem).

Lembro de quando lançaram o revolucionário botão para enviar recados em sua própria página de recados, pois antigamente você tinha que ter o trabalho de abrir a página do perfil desejado e enviar a sua mensagem.

Nessa época também era possível manter um determinado controle sobre as comunidades, mas hoje em dia, é até comum roubarem comunidades.
Belo dia você acessa seu Orkut, procura aquela sua comunidade sobre rock, aí você se depara com a foto do Pedro Bial e o título: “Amo BBB". Isso aconteceu comigo, de certa maneira, só que pior: quando vi, era uma comunidade de título: “Eu Só Assisto a Rede Globo”… um chute no tóba (para quem não sabe o que é tóba, clique aqui) de quem aprontou essa!

orkut-buyukkokten-facebook

Depois vieram os aplicativos, e isto era o primeiro sinal do apocalipse orkutiano (okay, essa palavra não existe, mas tá valendo)… O Orkut passou por várias atualizações depois que o passou a fazer parte do conglomerado do Google, mas nem sempre essas atualizações trouxeram vantagens. Eu lembro da época em que colocaram “cadeados” que poderiam ser usados tanto no perfil, quanto nos álbuns na tentativa de manter a privacidade dos usuários. Bom, não demorou muito para que um indiano criasse um script capaz de quebrar o cadeado, sendo possível visualizar tais fotos. Essa farra durou pouco tempo, pois a equipe do Google solucionou e resolveu esse “probleminha”.

Acho que o Orkut ferrou de vez quando surgiu o novo Orkut. Um novo design e novas funções provocaram agitação entre os usuários que desejavam obter o novo Orkut. Bom, isso também durou pouco tempo, pois boa parte dos usuários reclamaram da lentidão que era carregar a página. Vieram logo em seguida os temas, para definitivamente pintar o 7 da burrada.

E agora? Parte dos usuários do Orkut cansaram da falta de interatividade na rede social, fazendo assim com que o Twitter e Facebook  conquistassem cada vez mais internautas. Resumindo: o Orkut só estragou por conta das inúmeras inovações. O Twitter está ótimo como está, nada de inovar e cair no erro do Orkut. Não faz muito tempo que o Twitter passou por uma atualização, com novas ferramentas e melhorando a vida do usuário, mas é bom parar por aí.

O Facebook é bem mais prático de usar, acabou se tornando a preferência entre os internautas. Blogueiros, por exemplo, usam a rede social para divulgar e assim, ampliar o número de visitas em seus blogs. Por falar nisso, você já curte a página do blog Irlandês Maluko no Facebook? Deixe a preguiça de lado e clique aqui.

Boa parte dos novos usuários do Facebook, na verdade são os exilados do Orkut. O problema é que, caso os novos usuários tragam os velhos hábitos da sua antiga “moradia”, o Facebook também corre o risco de se tornar uma porcaria.

catgif_02“Se liga, malandro!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.