sexta-feira, 10 de junho de 2011

Twitter: É Necessário ter Regras?

orly

Muito já foi dito sobre regras para os usuários do Twitter, regras essas que teriam como objetivo tornar o Twitter um ambiente mais organizado, controlando e melhorando o conteúdo publicado por seus usuários e tornando o microblogging uma ferramenta mais útil. Mas, será que realmente é preciso de regras? Será que podemos contar com o bom senso dos usuários?

Se tem algo que, até certo ponto não gosto na Internet, principalmente quando existe algo de novo, no caso de uma nova rede social, é a formação de regras. O Twitter estava sendo explorado quando ganhou de vez a preferência dos internautas.

A rápida forma para se obter informações e compartilhar links, tornaram o Twitter uma ótima ferramenta para os internautas. “Ótima ferramenta”, quando se sabe usar, claro.

Com o sucesso do microblogging, alguns usuários se apressaram em determinar algumas regras, assim como alguns “conceituados” portais brasileiros, também o fizeram. Lembro que ano passado um portal divulgou o que seria a forma correta de usar o Twitter, propondo algumas “regrinhas”. Gostei da idéia até a parte em que determinava que tipo de coisas você poderia publicar em seu Twitter. O Twitter não é seu? Sendo assim, creio que você seja a pessoa que melhor sabe o que divulgar ou não nele.

O problema é quando você perde o controle no Twitter. Cada usuário cria a sua própria regra, quer você queira ou não, nem sempre são as melhores. Até eu que não gosto de regras, sei que elas são importantes para tornar qualquer ambiente habitável. Alguns usuários do Twitter entram em conflito com outros, justamente por um não tolerar o que o outro faz como usuário, mas por outro lado, tem gente que realmente abusa do “poder”.

Caso você siga uma pessoa e essa mesma esteja te irritando com o que ela publica no Twitter, é mais fácil resolver isso parando de seguir a mesma do que tendo que chegar ao ponto de desejar que a cabeça do usuário exploda. Sei que parece exagerado, mas tenho certeza de que vários usuários já desejaram isso… é, eu sei que você já imaginou fazendo um fatality.

Eu sei, é violento, mas é apenas um jogo. E claro, o melhor lutador é o Sub-Zero!

Se de alguma maneira alguém te irrita no Twitter, é bom lembrar que você pode não agradar as pessoas que também estão te seguindo. Quantas e quantas vezes eu já pensei nisso… É por isso que prefiro ter o bom senso e tentar, ao máximo, fazer uso do que eu acho adequado da ferramenta. E é claro que eu devo testar a paciência de algumas pessoas por conta das coisas que publico ali, mas, faz parte. Tem gente que escreve determinadas coisas e não quer que tenha repercussão alguma, como se elas fossem incriticáveis! Em que mundo você vive? (Essa é para você que se acha o f*%ão no mundo virtual, mas é um verdadeiro medroso que não sai do seu quarto, do seu mundinho).

Já que cada pessoa faz a sua regra, deixando de lado o bom senso, então vou dizer o que não gosto no Twitter, mas isso é a minha opinião:

  • O uso abusivo de caixa alta;
  • As “gargalhadas” kilométricas

Fui até bonzinho, não? Que bom seria que a maioria das pessoas tivesse o bom senso, assim o Twitter seria muito mais interessante e útil do que já é. E você, o que não suporta de conduta no Twitter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.