domingo, 11 de março de 2012

A Era do Apocalipse Está Chegando!


2012, A "Era do Apocalipse" chegou. Uma das melhores sagas da Marvel Comics será relançada no Brasil pela Panini em março. É lógico que os leitores veteranos da Marvel estão animados com o relançamento da "Era do Apocalipse", simplesmente pelo fato de que não fazem mais incríveis sagas como antes...

Essa foi uma das sagas da Marvel que mais gostei, e também foi a primeira saga dos X-Men que eu conheci. Eu não conhecia nada de X-Men dos quadrinhos, sabia o que era por conta do desenho que passava na Globo nos anos 90. Sempre que falo desse desenho, é impossível não lembrar daquela abertura f*%a.


Essa trilha é muito boa, não é? Pois é, uma época em que os desenhos ainda eram legais, bem produzidos, mas hoje em dia só tem porcaria.... Mas, voltando ao que interessa, no ano em que o filme dos X-Men foi lançado é que fui ler algumas HQ's dos mutantes. Consegui esses gibis com o meu amigo, o Alexandre, que já vinha colecionando alguns títulos da Marvel que eram publicados na época pela editora Abril

É bom lembrar que até nessa época era melhor para comprar os quadrinhos americanos, já que com 15 reais por mês, você conseguia comprar todos os títulos (pelo o menos os da Marvel), se assim desejasse. Hoje em dia, as revistas que são publicadas pela Panini tem um valor bastante salgado... Acho engraçado quando as editoras ficam preocupadas com a quantidade de scans de revistas disponíveis para download na Internet. Já escrevi sobre isso uma vez aqui no blog, veja aqui o artigo. Eu voltei a colecionar, mas não sei até quando.

Peguei emprestado os gibis do meu amigo, isso depois de uma conversa onde ele tinha falado bastante sobre o universo mutante da Marvel, sendo tudo uma grande novidade para mim. Para você ter uma idéia, eu já tinha algumas HQ's do Homem-Aranha, mas apenas poucas edições. Eu não conhecia absolutamente nada do universo mutante, tanto que eu nem sabia que um dos poderes do Wolverine era o famoso "fator de cura"... é vergonhoso, eu sei.

A primeira saga da Marvel que li, não foi a "Era do Apocalipse"; mas sim, a "Saga do Clone" do Homem-Aranha, provavelmente a melhor saga do aracnídeo depois da saga do uniforme negro. Infelizmente o título do "amigão da vizinhança" tem sido prejudicado pelos péssimos roteiristas que trabalharam e trabalham no título ao longo desses anos.

Li poucas edições dos X-Men antes da saga começar, não conhecia vários dos personagens que participam da saga, mas serviu de base. Foi até melhor desse jeito, pois eu conheci vários personagens totalmente distorcidos nessa saga, diferente do universo original das histórias. Não entendeu? Vou explicar.

Sobre a Era do Apocalipse

Todo mundo sabe quem é o professor Charles Xavier e quem é o Erik Lensherr (o Magneto), não é? Todo mundo sabe quem são os X-Men originais? Não, não é como mostrado no filme "X-Men: Primeira Classe". Caso queira ler algo mais extenso sobre o começo de carreira dos mutantes, clique no link abaixo e leia o artigo sobre a origem dos X-Men:


Charles Xavier segue a sua ideologia de que humanos e mutantes possam coexistir pacificamente, enquanto Erik abandona o amigo por achar que isso não dará certo, que é melhor se prevenir e lutar contra uma possível opressão por parte dos humanos. Vale lembrar que Erik é um sobrevivente do holocausto, mas seus pais foram vítimas da crueldade dos nazistas. Erik viu de perto o que o preconceito racial e políticas extremistas podem fazer, e é exatamente isso que faz com que ele se volte contra a humanidade, mas  faz isso exigindo o lugar de direito dos mutantes como espécie dominante no planeta, já que são o próximo passo da evolução.

O problema é que Erik não percebe que ao fazer ataques contra humanos, tentar escravizar e colocar a raça humana em uma escala inferior em relação à raça mutante, ele se torna o mesmo tipo de monstro que foi capaz de organizar e colocar em prática um genocídio. Será que a solução para a crise entre humanos e mutantes não seria simplesmente destruir aquele que acaba por provocar medo e reações negativas ao resto da humanidade? É o que o filho do Professor Xavier, David Haller, acredita.


David Haller é fruto de um romance que Charles Xavier teve com a embaixadora Gabrielle Haller , em Israel. Charles nunca soube que Gabrielle ficou grávida, somente depois de anos que foi ter conhecimento de que tinha um filho. O jovem David Haller é um mutante poderoso, possui um alto nível de telecinésia, telepatia e pirocinésia. Quando morava com a mãe em Paris, foi um dos sobreviventes de um ataque terrorista contra israelenses, mas como ficou em estado de choque por conta da violência que presenciou, acabou absorvendo a mente dos líderes terroristas do ataque, adquirindo múltiplas personalidades.

Era evidente que o jovem precisava da ajuda do pai, o mesmo pai que sempre se manteve ocupado instruindo os X-Men. David Haller se tornou uma ameaça, e em uma atitude irresponsável, decide de uma vez por todas eliminar aquele que julga ser responsável por frustrar as tentativas do pai ao tentar a paz entre os mutantes e humanos: Magneto.

Mas tudo precisava ser resolvido do começo, antes que o barril de pólvora explodisse, então David Haller, conhecido como o mutante Legião, volta no tempo com o objetivo de assassinar Magneto. Legião volta no tempo no exato momento em que Charles Xavier e Erik discutem sobre o que fazer com a questão mutante, antes mesmo dos primeiros mutantes serem recrutados por eles.

Sem que entendam absolutamente alguma coisa, Legião menciona vir do futuro para acabar de uma vez com os problemas mutantes de sua era. Quando ele dispara uma rajada em direção ao Erik, Charles se arremessa para salvar o amigo do tiro disparado e acaba morrendo nos braços do até então melhor amigo... Por essa o próprio Legião não esperava, então com esse evento, toda uma realidade é alterada e tem início a "Era do Apocalipse"!

Com a morte de Chales Xavier a realidade foi alterada, pois no universo Marvel, o Professor X foi o responsável por grandes ações naquela realidade, impedindo até mesmo que o Apocalipse triunfasse em sua "primeira" (não foi a primeira, mas isso eu explico em outro artigo) investida contra a humanidade. Vocês conseguiram entender a mer*%a que vem por aí?

Erik não mais se torna um vilão da humanidade, pretende seguir o sonho de seu melhor amigo, mas lhe resta pouco tempo para recrutar os jovens mutantes. Erik é o mentor dos X-Men, faz com que todos cheguem ao seus limites com os treinamentos (não que o método de Charles fosse ineficaz, mas Erik forçou seus alunos ao máximo, não tendo piedade deles nos treinos, conseguindo elevar os níveis de seus dons mutantes).

Na Era do Apocalipse o Mercúrio (Pietro Maximoff), filho de Magneto, faz parte dos X-Men e de quebra, ainda namora com a Tempestade (Ororo Munroe)
Charles Xavier soube preparar melhor os X-Men contra um inesperado ataque de um poderoso mutante, Erik não fez isso e é nesse momento que o Apocalipse surge fazendo ataques massivos contra a humanidade. É em meio ao caos que o mundo se tornou que Magneto e seus X-Men surgem para combater Apocalipse e seus Cavaleiros.

O casal Arma X (na Era do Apocalipse Logan não é conhecido pelo codinome Wolverine) e Jean  Grey
Tudo o que você conhece do universo original mutante é alterado, por exemplo: Ciclope (Scott Summers) nunca foi recrutado por C. Xavier no orfanato, mas acabou sendo seqüestrado junto com o seu irmão pelo Sr. Sinistro, um dos lacaios de Apocalipse. Alguns vilões do universo original são heróis na "Era do Apocalipse", pois tudo tomou um rumo diferente na história do planeta. Muitos foram os super-heróis que morreram nas mãos do Apocalipse, como é o caso do Homem-Aranha.

O mundo jamais imaginou o quanto Charles Xavier era influente e importante para a humanidade...

Ficou curioso para saber do resto? Gostou? Mesmo que não seja colecionador ou nunca tenha lido uma história dos X-Men, fica a dica de uma grande saga que se tornou um clássico dos quadrinhos. A "Era do Apocalipse" chegou, sendo esse o relançamento que os fãs dos X-Men tanto aguardavam!

E chega neste mês de março, aqui o link: http://web.hotsitepanini.com.br/wizmania/apocalipse-now/

Tem alguma curiosidade sobre a "Era do Apocalipse"? Pergunte usando o formulário de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.