quinta-feira, 23 de agosto de 2012

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Diferente dos outros filmes dos X-Men, o Primeira Classe não é vergonhoso, mesmo assim, ainda não há um filme dos mutantes que tenha agradado a maioria dos fãs. Apesar de não ser o melhor filme da franquia, a adaptação possui qualidade.

De acordo com o site Indie Wire, a sequência de X-Men: Primeira Classe poderá ter como base a saga Dias de um Futuro Esquecido, um clássico da dupla Chris Claremont e John Byrne, as mentes responsáveis pelos melhores e mais memoráveis trabalhos realizados no título mutante; como, por exemplo, as obras Mutante X e a Saga da Fênix Negra.

A saga é sobre um futuro apocalíptico onde os mutantes são executados ou mantidos presos em campos de concentração pelos robôs Sentinelas, além da possibilidade de uma guerra nuclear acontecer... os X-Men que ainda permanecem vivos, o que restou deles, planeja enviar alguém para o passado com o intuito de modificar essa triste realidade.

Nesse terrível futuro, a sociedade é dividida em castas, que são três: "H" de humanos normais, "A" de humanos anormais e "M" de mutantes. Os mutantes são o principal alvo, eles são caçados e executados; os que sobrevivem são mantidos presos em campos de concentração. Além dos Sentinelas, o governo também utiliza nessa caçada os farejadores, que são mutantes com poderes psíquicos controlados para rastrear outros mutantes.

Na História da humanidade, durante a Segunda Guerra Mundial, judeus (além de ciganos e outros grupos étnicos) foram mantidos presos em campos de concentração e, perto do fim da guerra, teve início o processo de execução em massa... o Holocausto.

Na Alemanha Nazista e nós países dominados por Adolf Hitler, os judeus eram obrigados a usar a Estrela de Davi nas roupas como forma de identificação. Quem duvida que esse tipo de coisa seja impossível de acontecer novamente, está devidamente equivocado, pois basta observar os grupos que se intitulam guardiões da democracia.

judeu_alemanha_nazismo
Um judeu e um oficial nazista

Vale ressaltar que Erik Magnus Lehnsherr, o mutante conhecido como Magneto, viu de perto a família inteira ser dizimada nos campos de concentração. Mesmo sobrevivendo ao terror, Erik acabou se tornando um tipo de algoz da humanidade. Ele também foi um dos maiores responsáveis pelo terrível futuro dos mutantes mostrado na saga, pois seus ataques terroristas contra a humanidade contribuíram e deram legitimidade para que a mesma fizesse uso dessa medida extrema.

Dias de um Futuro Esquecido

E voltando ao futuro apocalíptico, os Sentinelas dominam a América do Norte, mas não é só no continente que existem mutantes para caçar e executar: a Europa, temendo a expansão das ações dos Sentinelas, no caso, a invasão de suas fronteiras, prepara um ataque nuclear que provavelmente dará início ao fim da civilização.

Em uma tentativa frustrada de evitar todo esse caos que é o seu presente, os X-Men fazem um último ataque contra a base dos Sentinelas, isso em 2018, enquanto outra parte do grupo envia um mutante para o passado (1981) com a finalidade de evitar a ação que julgam desencadear todo esse processo: o assassinato do Senador Robert Kelly, de autoria do grupo terrorista conhecido como a Irmandade de Mutantes.

No princípio, os Sentinelas obedeciam os comandos de seus mestres humanos, mas os robôs assumiram auto-controle por causa de falhas na Inteligência Artificial. Isso é familiar, não? Em O Exterminador do Futuro, a Skynet assume vontade própria e decide exterminar a humanidade (por considerá-la hostil), primeiro lançando um ataque nuclear sobre o planeta, dizimando boa parte dos humanos; depois produz androides para que exterminem os que sobreviveram.

Dias de um Futuro Esquecido
Anos atrás, consegui este exemplar em um sebo. Ela veio até com marca de batom na capa

Extremamente inovadora para sua época, Dias de um Futuro Esquecido é uma história que precedeu O Exterminador do Futuro. James Cameron, roteirista e diretor do conceituado filme, nunca confirmou se leu ou não a saga de Byrne e Claremont; mas confessou que um de seus sonhos era trabalhar com quadrinhos. O fato é que há muita semelhança entre as duas obras.

Sem dúvida, essa é uma das melhores histórias dos X-Men. Atualmente não há uma história empolgante nos títulos mutantes, digo isso pois continuo acompanhando as publicações. E por falar em boas histórias, outra ótima saga que também mostra outro futuro desastroso da humanidade, é A Era do Apocalipse.

No final de Dias de Um Futuro Esquecido, voltamos ao passado onde o mutante Anjo pergunta ao professor Xavier: "Será que mudamos o futuro?", e Xavier responde: "Somente o tempo poderá nos dizer". Será que farão um ótimo filme baseado nessa história? De novo, somente o tempo poderá nos dizer.

Publicada em 1981 nos EUA e em 1986 aqui no Brasil, a história se tornou um clássico e é uma das favoritas dos fãs. 

OS X-MEN ESTÃO MORTOS... LONGA VIDA AOS X-MEN!

X-Men

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.