quinta-feira, 23 de agosto de 2012

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Dias de um Futuro Esquecido

Diferente dos outros filmes dos X-Men, o "Primeira Classe" não é vergonhoso, mesmo assim, até agora nenhum filme dos mutantes chegou ao nível que a maioria dos fãs desejam. Mesmo assim possui qualidade, sendo muito melhor do que os outros filmes, nos dando esperança de que sim, ainda é possível esperar por um excelente filme dos mutantes.

De acordo com o site Indie Wire, a sequência de "X-Men: Primeira Classe" poderá ter como base a saga "Dias de um Futuro Esquecido", um clássico de Chris Claremont e John Byrne, as mentes responsáveis pelos melhores e mais memoráveis trabalhos realizados no título mutante, como, por exemplo, as obras "Mutante X" e a "Saga da Fênix Negra".

Saiba do que se trata "Dias de um Futuro Esquecido":

A história é sobre um futuro apocalíptico onde os mutantes são executados ou mantidos presos em campos de concentração pelos robôs Sentinelas. Além disso, a possibilidade de uma guerra nuclear acontecer, é grande. A esperança parece não existir neste futuro. Os X-Men que ainda permanecem vivos, o que restou deles, planeja enviar alguém para o passado com o intuito de modificar essa triste realidade.

Nesse terrível futuro, a sociedade é dividida em castas. Existem três castas nessa sociedade: "H" de humanos normais, "A" de humanos anormais e "M" de mutantes. Os mutantes são caçados e executados, os que sobrevivem são mantidos presos em campos de concentração. Os Sentinelas também caçam mutantes usando "farejadores" psíquicos.

Na História da humanidade, nós conhecemos o triste evento que ocorreu durante a época da Segunda Guerra Mundial, onde judeus eram mantidos presos em campos de concentração e que perto do fim da guerra, foram executados. Este é o evento que conhecemos como o Holocausto.

Na Alemanha Nazista e nós países dominados por Adolf Hitler, os judeus eram obrigados a usar a Estrela de Davi nas roupas como forma de identificação.

E quem acha que esse tipo de coisa é impossível de acontecer outra vez, está muito enganado, basta ficar de olho nos grupos que se dizem democráticos, que lutam por determinados direitos, não sendo difícil notar o ódio que está por trás de sua causa. 

judeu_alemanha_nazismo
Um judeu e um oficial nazista
Vale lembrar que Erik Magnus Lehnsherr, o mutante conhecido como Magneto, viu de perto a família inteira ser dizimada nos campos de concentração. Mesmo tendo sobrevivido ao terror, Erik acabou se tornando um algoz da humanidade. Ele também foi um dos maiores responsáveis pelo terrível futuro dos mutantes mostrado na saga, pois seus ataques terroristas contra a humanidade contribuíram para que a mesma fizesse uso dessa medida extrema.

Dias de um Futuro Esquecido

E voltando ao futuro apocalíptico, os Sentinelas dominam a América do Norte, mas não é só no continente que existem mutantes para caçar e executar. A Europa, temendo a expansão das ações dos Sentinelas, no caso, a invasão de suas fronteiras, prepara um desesperado ataque nuclear que provavelmente detonará todo o planeta. 

Em uma tentativa frustrada de evitar todo esse caos que é o seu presente, os X-Men fazem um último ataque contra a base dos Sentinelas, isso em 2018, enquanto outra parte do grupo envia um mutante para o passado (1981) com a finalidade de evitar a ação que julgam desencadear todo esse processo: o assassinato do Senador Robert Kelly, de autoria do grupo terrorista conhecido como a Irmandade de Mutantes.

No princípio, os Sentinelas obedeciam os comandos de seus mestres humanos, mas os robôs assumiram auto-controle por causa de falhas na Inteligência Artificial. Isso não é familiar? Em "O Exterminador do Futuro", a Skynet assume vontade própria e decide exterminar a humanidade, primeiro lançando um ataque nuclear sobre o planeta, dizimando boa parte dos humanos; depois, criam robôs para que exterminem o resto dos humanos que sobreviveram.

Dias de um Futuro Esquecido
Anos atrás, consegui este exemplar em um sebo. Ela veio até com marca de batom na capa
Extremamente inovadora para sua época, "Dias de um Futuro Esquecido" é uma história que precedeu "O Exterminador do Futuro". James Cameron, roteirista e diretor do conceituado filme, nunca confirmou se leu ou não a saga de Byrne e Claremont, mas confessou que um de seus sonhos era trabalhar com quadrinhos. O fato é que há muita semelhança entre as duas obras.

Sem dúvida, essa é uma das melhores histórias dos X-Men. Não existe mais nenhuma história empolgante atualmente nos títulos mutantes, digo isso pois acompanho até hoje. Outra ótima saga em que mostra outro futuro desastroso da humanidade, é "A Era do Apocalipse".

No final da história, voltamos ao passado, onde o mutante Anjo pergunta ao professor Xavier: "Será que mudamos o futuro?", e Xavier responde: "Somente o tempo poderá nos dizer".

Será que farão um ótimo filme baseado nessa história? De novo, somente o tempo poderá nos dizer.

Publicada em 1981 nos EUA e em 1986 aqui no Brasil, a história se tornou um clássico e é uma das favoritas dos fãs. 

OS X-MEN ESTÃO MORTOS... LONGA VIDA AOS X-MEN!

X-Men

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.