quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Felicidade Não Se Compra



Título original: It's a Wonderful Life

Gênero: Drama
Ano de lançamento: 1946
Direção: Frank Capra

Elenco:
James Stewart (George Bailey)

Donna Reed (Mary Hatch Bailey)
Lionel Barrymore (Henry F. Potter) Thomas Mitchell (William Bailey)
Henry Travers (Clarence Oddbody)
Beulah Bondi (Sra. Bailey)
Frank Fayden (Ernie Bishop)
Ward Bond (Bert)
Gloria Grahame (Violet Bick)
H.B. Warner (Sr. Gower)
Todd Karns (Harry Bailey)
Samuel S. Hinds (Peter Bailey)
Sheldon Leonard (Nick)

Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
 
fonte: adorocinema
 
É tarefa difícil e fácil de falar sobre esse filme, já que é um filme raro, digo isso, por possuir uma linda história, que somente os filmes antigos possuem. Lembro que quando assisti esse filme, tinha o feio costume de reclamar de muita coisa. Esse filme, apesar de ser "apenas" um filme, foi um tapa em minha face. Quantas vezes você já não foi tentado a mudar, por causa de um mundo onde pessoas cruéis tentam provar que ser bom e honesto, é ser fraco e idiota?
 

Quantas vezes você pensou em desistir, seja isso desistir de você e até mesmo de pessoas ao redor? Sei o quanto é difícil nossas provações neste mundo, quantas injustiças sofremos, mas, já parou pra pensar que desistir é a opção mais fácil? Hoje em dia, penso desta maneira. O filme conta a história de um homem de boa índole, que sempre acreditou em um ideal, mas que por maquinações de alguém, caiu em desgraça.
 
Como fica a mente de alguém que sempre valorizou a vida, de repente, pensar em tirar a própria? O quanto a sua alma torturada foi um dia, fazendo você pensar que o ideal e correto, é ser como todo mundo? O mundo e um punhado de pessoas querem ensinar o contrário, mas existe um número maior de pessoas que precisam de você!
 

Todo mundo é especial, inclusive aqueles que se tornaram corruptos, eles apenas se desviaram do caminho... de repente, foram pessoas como você, mas infelizmente elas 'caíram' e não tiveram mais forças para se 'levantar'. Todos nós temos problemas, mas eu acredito também, que nós somos responsáveis pelas vidas das pessoas, seja diretamente ou indiretamente. Não estou falando que você deve bancar o super-herói, não é isso. Mas todo mundo é importante, é especial. Quem nunca leu uma frase em que diz que a pior morte, é quando morre algo bom dentro de você?
 
E você tem todo o direito de ficar com raiva, tem o direito de ficar triste também, mas não desperdice boa parte de sua vida assim, pois, "A Vida é Maravilhosa"!
 

Já pensou quantas mudanças você pode provocar na vida de alguém? Eu acredito em anjos, mas acredito que eles caminham entre nós, que estão mais próximos do que imaginanos. E se um anjo parasse pra conversar com você? Pode ter certeza que alguém está olhando e torcendo por você, sempre!
 
Melhor filme para assistir nesta época do ano, acho que não existe. Sempre assisto no Natal, sempre me faz refletir. Eu indico esse filme à todos aqueles que um dia pensaram em desistir... Um dos maiores clássicos do cinema:

A Felicidade Não Se Compra
 

Um comentário:

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.