quinta-feira, 23 de junho de 2022

Tex Willer – A história da minha vida

Uma vez que a Marvel e a DC Comics fizeram de seus quadrinhos um verdadeiro material panfletário de pautas identitárias, os leitores/colecionadores mais antigos tiveram que optar por comprar apenas os clássicos que são republicados  é o meu caso. Na falta de um bom material por parte dessas editoras, é melhor gastar o "trocadinho do lanche" (bons tempos em que isso  era possível) com outro tipo de publicação que mantenha uma boa qualidade de arte e roteiro; no caso, os quadrinhos japoneses e italianos.

Faroeste/Western é um gênero que gosto muito, resultado da influência do meu pai. Assisti alguns clássicos do Sergio Leone e Sam Peckinpah ainda na infância; mas além dos filmes, o Faroeste também é um forte gênero nos quadrinhos, principalmente os de origem italiana – os tais fumetti, como são conhecidos na Itália. Recentemente (isso tem alguns anos) passei a comprar algumas publicações da Sergio Bonelli Editore.

Se você gosta do gênero, é impossível não se apaixonar pelas histórias de personagens como Tex e Ken Parker. A aventura do Tex na Patagônia, por exemplo, é dessas que nos marcam. Sobre Ken Parker, recentemente passei a colecionar as edições publicadas pela Mythos Editora. Assim que for possível, publicarei algo por aqui.

Tex Willer  A História da Minha Vida não se trata de um gibi, é na verdade um livro. É a autobiografia do personagem na qual ele relata toda a sua trajetória – gostei dessa idéia, pois o personagem é levado para além dos quadrinhos. O texto é do Mauro Boselli, roteirista que trabalha no título desde 1994. O personagem foi criado em 1948 por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Antes de ser considerado um herói, Tex já foi um fora da lei. Injustamente, claro, isso ocorre depois de matar um dos cúmplices do assassinato do irmão. Esse é um dos capítulos que mais gostei. É impossível ler esse trecho sem lembrar de "The Ecstasy of Gold", do lendário Ennio Morricone. Clique aqui e aumente o volume.

Quando jovem, no sul do Texas, seu pai foi assassinado durante um assalto no rancho em que moravam. Tex e o velho caubói Gunny Bill (o homem que lhe ensinou a prática do tiro) conseguiram encontrar os assassinos em território mexicano e lá fizeram a "justiça do Velho Oeste".

Alguns meses depois o irmão de Tex, Sam Willer, foi assassinado durante uma emboscada em Culver City, depois de pedir ajuda para que o xerife local capturasse os bandidos que assaltaram o seu rancho. O que Sam não sabia, é que o xerife estava na folha de pagamento do líder do bando... Tex havia perdido o último membro de sua família... "Se em Culver City a lei protegia as pessoas erradas, eu levaria para lá um outro tipo de lei, a do Juiz Colt!". O resultado da caçada foi a eliminação de todo o bando de Tom Rebo, incluindo o corrupto xerife Mallory. Estava feito. Tex havia despachado para o além um "representante da lei".

Tex pelo traço do gênio Aurelio Galleppini

A obra de Mauro Boselli, apresentando aquela que seria "a história de um ranger contada por ele mesmo", é excelente. Em Tex, a aventura nunca termina.

***

Esse texto foi escrito nas férias de janeiro de 2018 e publicado no Instagram.

4 comentários:

  1. Sensacional, Irlandês.
    Nunca li Tex (em breve vou tirar esse atraso), mas tenho um amigo aficionado que sempre me mostra passagens espetaculares dos gibis do Tex.
    Esse livro acabou de entrar na minha lista de futuras compras.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Tex é muito bom! Não se preocupe, o livro é garantia de ótima leitura. Sobre os gibis de Tex, depois confira esses sites:

      https://hqdragon.com/hq/mzi2mw/3263-tex-willer

      https://memoriamagazine.blogspot.com/2019/03/scans-revistas-tex-google-drive.html

      Abraços!

      Excluir
  2. Lia Tex Willer. Muito. Estórias incríveis que me fascinava. Sim, sou menina e gibis do Tex fizeram parte de minha adolescência. Foi inesquecível, sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, guria.

      Legal o seu depoimento, pois é a prova de que Tex encanta todo mundo que lê, independente de gênero e até mesmo a idade.

      Tenho uma colega que conhece Tex por causa do pai. =)

      Excluir

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.