segunda-feira, 13 de março de 2023

[Mestres dos Quadrinhos Nacionais] Paulo Fukue: O Engenheiro de Papel

Já tem mais de vinte anos que coleciono quadrinhos. Nesse meio, além das grandes histórias que me marcaram, passei a desenvolver um interesse cada vez maior sobre a biografia dos roteiristas, desenhistas e os demais profissionais que trabalham com a nona arte.

Acredito que isso ocorra com todo leitor de quadrinhos, claro, e uma vez que esse tipo de pesquisa tem início, é impossível não se interessar pela história e trajetória das editoras desse nicho. Exemplo disso, temos o caso da Marvel Comics, pois ao pesquisar sobre os consagrados artistas da Casa das idéias, no caso, Stan Lee, Jack Kirby, Joe Simon, Steve Ditko, é natural ver o processo de como a Timely Comics (1939) de Martin Goodman se transformou de uma pequena editora que publicava pulps, em uma gigante como a Marvel (1961) – caso tenha interesse por maiores detalhes sobre a história da editora, recomendo a obra Marvel Comics - A História Secreta do autor Sean Howe.

Se o processo de desenvolvimento das grandes editoras de quadrinhos estrangeiras é interessante, experimentem, amigos imaginautas, se aventurarem pelo universo que envolve os quadrinhos nacionais; portanto, iniciando esse tópico sobre os mestres dos quadrinhos nacionais  que pode se tornar fixo aqui no blog , não vejo outra forma melhor para começar que não seja por abordar a biografia do quadrinista Paulo Fukue.


Escrita pelo veterano Alexandre Nagado (trabalhou na lendária revista Herói, SET, Henshin, Mangá Tropical, Almanaque da Cultura Pop Japonesa e desde 2008 mantém o blog/site Blog Sushi POP), a biografia Paulo Fukue - O Engenheiro de Papel, publicação da Editora Criativo pelo selo GRRR!, apresenta a trajetória de um dos maiores quadrinistas do Brasil e que, atrelada à ele, o desenvolvimento do mercado de quadrinhos nacionais. 

A publicação Livro Vitae - Biografia Ilustrada trata-se de um verdadeiro resgate desses grandes autores dos quadrinhos nacionais, sendo esse um excelente material para velhos e novos leitores que se interessam pelos bastidores da esfera editorial dos quadrinhos. É elogiável a iniciativa do cartunista e editor Marcio Baraldi, dono do selo GRRR!. Além da biografia do Paulo Fukue, outras já foram publicadas pela Editora Criativo, sendo a mais recente a sobre o Eduardo Vertillo.

DESENHO, LOGO EXISTO

A obra nos apresenta a trajetória de Paulo Fukue na nona arte desde o seu primeiro contato com os gibis ainda na infância, até mesmo seus primeiros trabalhos antes de ganhar a alcunha de O Engenheiro de Papel. A jornada do biografado vai se tornando cada vez mais interessante a cada capítulo, principalmente pelos detalhes envolvidos. É o caso de ver que no mercado editorial da época, jovens descendentes de imigrantes japoneses foram importantes na formação desse caldeirão cultural, inclusive, como pioneiros do mangá no Brasil.

Paulo Fukue, Minami Keizi, Claudio Seto, Wilson Hisamoto e Fernando Ikoma são, sem dúvida, a pedra angular na formação do mangá tupiniquim. Parte dessa turma se conheceu ainda na Pan Juvenil (a casa do personagem Júnior, criação de Paulo Fukue), que é praticamente a fase embrionária daquilo que se tornaria a lendária editora EDREL, editora na qual o biografado publicaria seus grandes primeiros trabalhos como autor: Tarun, Pabeyama e Super Heros, são algumas dessas obras.





Ávido leitor de ficção científica, é perceptível a influência desse gênero nas obras de Paulo Fukue. Além disso, cabe destacar que a editora EDREL, ao possuir um grupo de mentes criativas, conseguiu explorar com êxito os gêneros de ficção científica e de terror em suas publicações, exemplo disso é O Lobisomem, um clássica história da editora que foi publicada em 1971, de autoria de Paulo e seus irmãos, Roberto e Mário Fukue – inclusive, há todo um universo de quadrinhos nacionais do gênero terror e horror para ser explorado.

Com o fim da editora EDREL e ao ingressar no quadro de colaboradores da editora M&C (editora Minami e Cunha, de Minami Keizi e Carlito Cunha), Paulo Fukue, em parceria com Paulo Hamasaki, criaram Sanjuro: O Samurai Impiedoso, mais um resultado da criatividade do biografado, afinal, a premissa reúne dois elementos que leitores costumam gostar: o Velho Oeste americano  vide a ininterrupta publicação de Tex  e o Japão feudal. Sanjuro reúne esses dois elementos.


Em meados dos anos 70, Paulo Fukue ingressa na Editora Abril, onde se fixou na produção de revistas de atividades e publicações paradidáticas, logo, revistas como a Transfer e a Destaque e Brinque, se tornaram um sucesso de vendas nas bancas do país, posteriormente fazendo parte desse auge de vendas as revistas Recreio e Alegria. É justamente a Destaque e Brinque, cujo conteúdo eram brinquedos que deveriam ser destacados e assim montados, que rende ao biografado a alcunha de O Engenheiro de Papel.

Como eu disse anteriormente, cada capítulo da obra é uma verdadeira jornada por uma vida na qual se nota uma verdadeira explosão de criatividade. Mais que isso, é uma jornada em que podemos acompanhar todo o processo de desenvolvimento dos quadrinhos nacionais. Há diversas passagens icônicas e uma delas é o encontro do Paulo Fukue com Osamu Tezuka, o deus do mangá”. Não é exagero reverenciar o Paulo Fukue como um verdadeiro mestre dos quadrinhos nacionais, afinal, se há um estilo brasileiro de quadrinhos, eu diria que envolve a versatilidade, algo indelével no biografado.

Reitero que esse projeto pessoal do quadrinista Marcio Baraldi é louvável, pois é imprescindível preservar a memória e apresentar para as novas gerações de leitores esses mestres dos quadrinhos nacionais. Outro acerto de Baraldi envolve a escolha de Alexandre Nagado para escrever a biografia do mestre Fukue. Trata-se de um trabalho primoroso de pesquisa e, não bastasse isso, é perceptível ao longo da obra o carinho e admiração que o autor tem pelo biografado, que resulta em uma leitura bem cativante.

Aos colegas imaginautas, recomendo a obra!

Ademais, a Editora Criativo, através do selo GRRR!, publicou clássicas e novas obras (Mixirica e Poncão, de 2022) de Paulo Fukue, que podem ser adquiridas nos sites Criativo Store e Comix.

Biografia Ilustrada Paulo Fukue: O Engenheiro de Papel
Autor: Alexandre Nagado
Editor: Marcio Baraldi
Formato: 21 x 28 cm, 124 páginas
Lançamento: Editora Criativo/Selo GRRR!

Para adquirir, acesse: https://www.criativostore.com.br/paulo-fukue-o-engenheiro-de-papel/p

5 comentários:

  1. Caro IRLANDÞÊS MALUCO!...
    Sê Loco, seu... dizer tudo isso que disse a respeito deste ETERNO APRENDIZ.do universo das HQs Nacional e Inter...pareceu-me exagerado... mas como vc mesmo disse: "Não é exagerado dizer que Paulo F."... então rendo- às suas palavras com humildade... muito, muito obrigado e (plact!) toque aqui!
    Gostaria de ter podido dar mais de mim mas emparelhado com a velocidade do tempo... acabamos ficando para trás, kkkkk
    Porém continuo produzindo quase a toque de caixa pois o tempo ruge e temos que vencer mais uma etapa de nossa vida!
    Mas vem por aí o mais recente personagem - PICARETA - o Pica-pau Careta. Vamos aguardar. UM GRANDE E AFETUOSO ABRAÇO AGRADECIDO AO AMIGO IRLANDÊS MALUCO. Deus te abençoe e a todos seus admradores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo Fukue! Tudo bem?

      De fato, a tua trajetória pela nona arte é admirável, produzindo até mesmo em tempos difíceis, sendo esse um verdadeiro ensinamento de que devemos seguir em frente. É como meu antigo sensei do judô dizia: "somos eternos faixas brancas, estamos sempre aprendendo".

      Fico feliz que em breve teremos mais material teu disponível. Quando for publicado, pode entrar em contato (pode ser por esse e-mail batcave86@gmail.com)e faço questão de divulgar aqui e em outros canais como o Telegram e Whatsapp.

      Deus abençoe você e sua família! Um forte abraço, meu amigo!

      Excluir
  2. O anonimo lá em cima ...kkk trata-se de Paulo Fulue rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO PELA RESENHA, IRLANDES! FICOU OTIMA. ABRACOS.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.