sábado, 9 de julho de 2022

5º temporada de Stranger Things – O retorno de Vecna!

Com a "morte" de Max, Vecna conseguiu completar a parcela de seu plano que consistia em abrir e interligar os quatros portais, possibilitando dessa forma uma abertura permanente entre o nosso mundo e a dimensão que conhecemos como "Mundo Invertido"... prepare-se e venha comigo, pois irei te contar sobre os próximos passos do Vecna e o futuro de Hawkins.

Nos momentos finais da 4º temporada, é mostrado que Max ficou em coma e, apesar dos esforços do grupo, Vecna não foi destruído. Além do corpo ter desaparecido, antes do grupo se deparar com a manifestação do Mundo Invertido no nosso, o Will sente um desconforto, aquele mesmo desconforto que ocorria na 2º temporada por estar sob a interferência do Devorador de Mentes

Ele é enfático ao dizer que, não se sabe como, mas o Vecna sobreviveu e que ele voltará mais forte. É evidente que além da Eleven, o Will terá um maior destaque na última temporada de Stranger Things.

Além disso, os Irmãos Duffer disseram que o Mundo Invertido e a hierarquia das criaturas daquele lugar serão elementos mais explorados na temporada final. Sendo assim, como eu havia prometido na publicação anterior, vou comentar o que acredito que irá acontecer no final da série.

E antes da gente iniciar a nossa caminhada pelo desconhecido, recomendo que escutem essa versão de "Running Up That Hill" da Kate Bush, em um dueto maravilhoso com o brilhante David Gilmour no show "Live Secret Policeman's Third Ball", de 1987 – talvez a molecada dessa geração não saiba, mas Gilmour tem uma grande amizade com a Bush, inclusive, ele a incentivou e chegou a trabalhar na produção dos primeiros álbuns da cantora.

Do cacete, né? Enfim, como eu disse na publicação sobre o possível novo monstro que pode aparecer na última temporada, a série usa desde o início como forte referência o jogo de RPG Dungeons & Dragons para nomear as criaturas oriundas do Mundo Invertido. Óbvio que o jogo não é a única referência usada na série, temos as obras do Stephen King e filmes clássicos dos anos 70 e 80.

Assim como o Demogorgon e o Devorador de Mentes, o novo vilão de Stranger Things recebe o nome de um dos mais icônicos vilões da série de jogos Dungeons & Dragons, apresentado inicialmente quando os garotos estão jogando uma campanha narrada pelo Eddie Munson (nos jogos de RPG, o narrador é chamado de "mestre") no Hellfire Club. Quando o vilão Vecna surge no jogo, os jogadores sabem que as chances de derrotá-lo são mínimas  inclusive, praticamente todos morrem...

Se vocês ampliarem a imagem, (ou tentem rever a cena) verão que tem um uma coberta atrás do Eddie e nela tem uma pintura da catedral de São Basílio, que fica situada na Praça Vermelha em Moscou, na Rússia. Nesse mesmo episódio, a irmã de Lucas, Erica, vai até o Hellfire Club com uma bandeira dos EUA amarrada no corpo como se fosse uma capa... 

Em Dungeons & Dragons, Vecna nasceu humano e deu seus primeiros passos no caminho da magia ainda na infância, sendo sua mãe, Mazzael, sua mestra. Além de pertencerem à uma importante casta do reinado de Oerth, eles viviam em um castelo estudando (no caso da série, temos a mansão da família Creel), secretamente, os caminhos proibidos da magia. Ao descobrirem sobre o que ocorria dentro daquele castelo, o povo daquele reinado sentencia Mazzael à morte por praticar Necromancia, considerada uma prática herética. Após a execução, Vecna promete vingar a morte da mãe.

Vecna, o lendário Lich de "Dungeons & Dragons". Arte da capa do livro  da campanha "Die Vecna, Die!", publicado em 2000

Ao longo de décadas, Vecna provavelmente permaneceu exilado e nesse período continuou seus estudos arcanos, tornando-se um poderoso mago, algo raro entre os mortais, pois não há registro dentro do universo de Dungeons & Dragons que um humano tenha conseguido tal feito; porém, o grande poder adquirido precisava ser lapidado, algo que só foi possível, de acordo com as lendas, quando Vecna se tornou aprendiz de Mok'slyk, entidade conhecida como a personificação da magia na "Terra"  a entidade também é conhecida como "A Serpente".

Mesmo adquirindo grande poder, Vecna ainda era um mortal e na obcecada e incessante busca por conhecimento e vingança, ele se torna um Lich ao fazer um ritual em que barganha a própria alma em busca da imortalidade – nesse ritual, Vecna arrancou o próprio coração e o guardou em uma urna, isso depois de talhar no corpo símbolos arcanos. 

Os seres conhecidos como "Lich", são, em regra no universo dos jogos de RPG, poderosos magos que se tornaram imortais. São mortos-vivos, daí advém sua aparência cadavérica – por possuírem domínio sobre a magia negra, como a necromancia, os Lich são geralmente necromantes.

Vecna conseguiu sua vingança, mesmo que tenha penalizado as gerações futuras de Oerth, mas foi além desse ato: criou exércitos de mortos-vivos, dominou e escravizou diversos povos (criando até mesmo um culto), tornando-se um tipo de semideus daquele mundo. De forma resumida, essa é a história do Vecna que vai sendo contada ao longo das edições de Dungeons & Dragons

É citado pela primeira vez na 1º edição do jogo, que vai de 1974 a 1976, no suplemento Eldritch Wizardry. O corpo de Vecna já não existe mais, apenas alguns membros (olho, mão, cabeça) que são artefatos místicos lendários, são relíquias que podem ser utilizadas pelos jogadores nos seus personagens. Esses itens são apresentados como partes de um antigo e poderoso Lich que foi destruído há muito tempo...

A capa do livro "Eldritch Wizardry", publicado em 1976

Trata-se de uma mão esquerda com garras, decrépita e com sinais de queimaduras. Para que seja utilizada, o personagem deve arrancar a própria mão e colocar o artefato no lugar. Ela concede alguns poderes mágicos; porém, se começar a rejeitar o portador, ela tentará esganá-lo.

Na série, são várias as cenas em que ocorre um foco na mão do Vecna

Vecna apareceu, ou melhor, seus membros apareceram em edições posteriores do jogo, mas é apenas em 1990, na campanha "Vecna Lives!", que ele finalmente surge como vilão; ou seja, de alguma forma, o poderoso Lich conseguiu recuperar seu corpo e retorna mais forte – na série é mencionado que o Vecna, sempre que ressurge, reaparece mais forte.

Em 2000 foi publicada a campanha "Die Vecna, Die!", em que a narrativa consiste na destruição do multiverso criado pelo vilão, dando fim à trilogia do personagem em Dungeons & Dragons. "Die Vecna, Die!" é considerada por muitos como uma das melhores aventuras da franquia.

"O mal não é a ausência do bem. Não é uma escolha... O mal é uma das duas forças no cosmos, uma agência travada na eterna luta contra sua antítese... Só o bem e o mal existem. E nem a largura de um fio de cabelo os separa".

- Vecna.

O nome "Vecna" é um anagrama do sobrenome "Vance" do autor de literatura fantástica Jack Vance, que possui algumas obras em português.

Ufa! Agora que você tem uma alguma noção sobre o personagem Vecna de Dungeons & Dragons, podemos voltar para o universo de Stranger Things e discorrer sobre o que pode ocorrer na temporada final.

Foi estabelecido na série que após ser exilado por Eleven em uma dimensão paralela, Henry Creel não morreu, mas sofreu alterações no corpo e sobreviveu nessa dimensão. Tentando compreender onde estava, Creel se tornou um explorador daquele lugar "conhecido" como o "Mundo Invertido"; no caso, não apenas explorou, mas passou a dominar as formas de vidas daquele lugar, inclusive, supostamente exerce controle sobre o Devorador de Mentes –confesso que não gostei dessa mudança na mitologia da série, mas em outro momento explico o motivo.

Creel passa anos arquitetando uma forma de retornar para o nosso mundo, mas para isso, era preciso provocar um acidente que viesse a resultar em um choque entre os dois mundos; ou seja, era necessário um catalisador para esse evento, é aí que a Eleven entra: ao utilizar seus poderes psíquicos para rastrear um espião soviético (lembrando que a série se passa no auge da Guerra Fria), Eleven é atraída por uma criatura (o Demogorgon) e, ao tocá-la, o portal entre os mundos é abertoSem que ninguém saiba, é a partir daí que Creel dá os primeiros passos para eliminar de vez qualquer barreira entre as dimensões. Assim como o personagem do jogo, Creel/Vecna busca por vingança.

Como foi mostrado na série, Vecna é capaz de infligir danos reais ao ponto de matar pessoas através dos traumas que elas possuem, sendo algo semelhante ao que Freddy Krueger faz em A Hora do Pesadelo, no qual ele existe apenas nos sonhos, mas é capaz de matar pessoas usando os pesadelos como acesso ao corpo de suas vítimas.

Em relação ao Vecna, suas vítimas além de morrerem, permanecem com ele como se tornassem uma parte dele, como se ele, de alguma forma, absorvesse a essência delas. É exatamente por isso que provavelmente o Vecna esteja escondido no corpo de Max. Ele está lá, se regenerando, aguardando o momento propício retornar e atacar – um detalhe curioso sobre essa cena em que o Lucas está no hospital lendo para a Max, é que o trecho que ele lê é do livro O Talismã, do Stephen King e Peter Straub, que narra a história de um garoto que busca por um talismã mágico com o objetivo de salvar a mãe que está com câncer.

O Vecna é capaz de controlar as formas de vida da dimensão que conhecemos como Mundo Invertido, logo, é provável que ele retorne acompanhado de um exército de novas criaturas, algo semelhante aos zumbis. Basta relembrar o que ocorre na 3º temporada, em que o Devorador de Mentes vai infectando e controlando alguns cidadãos de Hawkins (é impossível não lembrar do clássico Os Invasores de Corpos, de 1978) e, no final, ele reúne a carne deles e ganha um corpo físico.

Quando os quatro portais são abertos e interligados, é provocado um terremoto em Hawkins e muitas pessoas desaparecem. A cena em que Max "morre" e o portal começa a abrir na mansão dos Creel, vemos o corpo de Jason (o capitão do time de basquete) sendo partido ao meio. 

Ele é desintegrado, assim como deve ter ocorrido com as pessoas que desapareceram no terremoto, mas não acredito que eles morreram, não é exatamente isso. A minha teoria é de que essas pessoas foram apenas transportadas para o Mundo Invertido e lá transformadas nos escravos que irão compor o exército do Vecna.

Os Irmãos Duffer não escolhem o nome das criaturas do Mundo Invertido de forma aleatória, tem uma relação até mesmo com os poderes que tais criaturas possuem em Dungeons & Dragons. No jogo, por exemplo, o Vecna é um Lich, uma criatura que tem como uma das principais habilidades a necromancia; ou seja, se o Vecna da série pode controlar as formas de vida do Mundo Invertido, uma vez fazendo a transição dessas pessoas para lá, ele pode controlá-las mesmo que estejam mortas. Sim, isso mesmo, além de retornar com um novo monstro, a Thessalhydra, Vecna terá um exército de mortos-vivos.

A visão da Nancy já indica isso quando ela menciona que o Vecna possui um exército de criaturas, mas ela não especifica como elas são, logo, acredito que além das criaturas que já estamos familiarizados, teremos esse exército de mortos-vivos, o que nos remete ao poder de um necromante: a capacidade de controlar os mortos. E confesso que seria ótimo, pois é um elemento que corresponde ao gênero terror, pois imagine não poder morrer e servir eternamente como um escravo; ou seja, não há esperança, não há "luz no fim do túnel" para esses indivíduos e isso é assustador.

Existe outra habilidade, a de controle do tempo, que o Vecna do jogo também possui. Em um dos episódios da 4º temporada nos deparamos com o fato de que o tempo, no Mundo Invertido, parou no ano de 1983: ano em que ocorrem os eventos da 1º temporada, quando Eleven reabre acidentalmente o portal.

Mas como seria a batalha final? Se a série usa e abusa do jogo Dungeons & Dragons como referência, então podemos considerar o objetivo da campanha "Die Vecna, Die!", que é a destruição do multiverso criado pelo vilão; ou seja, a batalha final entre Eleven e Vecna, não será apenas para destruí-lo, mas destruir/selar de vez o Mundo Invertido. E é nesse momento final, na busca por uma vulnerabilidade do Vecna, é que teremos um protagonismo do Will.

Em um episódio da 3º temporada, temos uma cena em que os garotos estão jogando, mas com exceção do Will, eles não parecem interessados no jogo, afinal, estão entrando na fase da adolescência. Nessa cena, Will está fantasiado de feiticeiro/mago e, como eu disse, todos os detalhes que aparecem nas cenas possuem algum significado e indicam algo do enredo.

No desenho feito pelo Will no qual mostra o grupo enfrentando um dragão vermelho de três cabeças, ele está representado como um feiticeiro/mago. Novamente temos presente a figura do mago, o que me faz pensar (tendo como base a sua simbologia) que é o Will quem irá descobrir a vulnerabilidade do Vecna e como destruí-lo definitivamente.

E qual seria essa fraqueza? Pois bem, o Vecna do jogo guardou o coração mortal em uma urna como parte do ritual necessário para transformá-lo em um Lich e dessa forma adquirir a imortalidade. Na primeira edição do jogo em que o personagem é mencionado, a informação é de que o necromante foi há muito tempo destruído, mas não é revelado como; entretanto, penso sobre a possibilidade de existir uma relação com a destruição do coração mortal.

Sendo assim, não é exagero imaginar que utilizem o mesmo recurso com o Vecna da série e, partindo dessa premissa, Will descobriria o exato local onde o vilão guarda o coração, o último resquício de sua humanidade. De certa forma isso já foi mostrado, pois o grupo traça um plano de encontrar o corpo real do Vecna e destruí-lo. O Dustin faz uma referência à mitologia dos vampiros que tem como regra a necessidade de encontrar o corpo do morto-vivo e destruir o coração dele, sendo essa a forma mais eficaz (e segura, já que ele estará adormecido em um caixão) de eliminar a criatura. Apesar deles encontrarem o corpo físico do Vecna, eles não conseguem eliminá-lo. Isso se aquele for o real corpo do Vecna...

Entre os significados da figura do mago, temos a sabedoria, óbvio; mas esse arquétipo também está relacionado com a capacidade de comunicação, principalmente a comunicação entre as diferentes camadas da mente... Provavelmente a descoberta desse "calcanhar de Aquiles" será possível pelo resquício de conexão que Will tem com o Vecna, isso desde que ele foi infectado e controlado pelo Devorador de Mentes. 

O desenho feito por Will, por exemplo, pode ser a manifestação de um lampejo do futuro apocalíptico de Hawkins que ficou guardado em seu inconsciente, isso devido à conexão que ainda possui com o Vecna; não sendo, dessa forma, um simples desenho e sim um cenário do futuro que os aguarda.

Em resumo, teremos uma batalha final de grande proporções, com um Vecna muito mais poderoso e acompanhado de um exército de mortos-vivos. Lembram da campanha narrada pelo Eddie? Praticamente todos os jogadores morrem nessa aventura, pois o necromante é quase invulnerável. Para destruir o Vecna, Eleven terá que utilizar todo o seu potencial e isso deve custar a vida dela; mas nesse ponto, não será nenhuma surpresa ela ter que se sacrificar para salvar o Mike, seus amigos e a nossa dimensão.

O tempo está passando e a interferência do Mundo Invertido em nosso mundo é cada vez maior... a fauna e flora estão morrendo, já é possível sentir a atmosfera pesada e até mesmo a nossa vitalidade parece se esvair. O medo e aquela sensação de que algo muito ruim está para acontecer se tornou constante. Estamos, talvez, diante do fim... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.