segunda-feira, 8 de maio de 2023

[Resenha] O Ciclo dos Primatas e Outras Histórias

Em um cenário no qual os quadrinhos de grandes editoras como Marvel e DC Comics vem perdendo qualidade, os leitores precisam de outras fontes de leitura. No meu caso, já faz um certo tempo que não acompanho os atuais publicações, o que me fez iniciar uma cruzada pelos quadrinhos nacionais.

Foi nesse processo que conheci as obras do Paulo Fukue, veterano no ramo dos quadrinhos, um verdadeiro mestre da aventura e ficção. A versatilidade do autor é notável, pois desde o período em que iniciou os trabalhos na Editora EDREL, trabalhou com diversos gêneros, incluindo até mesmo o faroeste e o terror.

Ávido leitor de ficção científica desde a infância, é notável a forte influência do gênero nas diversas obras do Fukue, entre elas, uma das principais é Pabeyma. Esses e outros detalhes sobre o autor, recomendo a leitura da Biografia Ilustrada Paulo Fukue: O Engenheiro de Papel, escrita pelo Alexandre Nagado (Blog Sushi POP) e editada por Marcio Baraldi - inclusive, publiquei uma resenha sobre a obra aqui no blog. Confira em:

Chamado de camaleão pelo Baraldi, tal alcunha não é exagero, pois é notável a habilidade de Fukue em migrar de um estilo para o outro, foi o que pude conferir melhor ao ler a Graphic Book O Ciclo dos Primatas e Outras Histórias, publicação que trás um compilado de histórias do Paulo Fukue que foram produzidas entre 1968 e 1972.

Revista em quadrinhos o ciclo dos primatas, dinossauro ameaçando um humano

Uma viagem pelo universo dos quadrinhos nacionais

A Editora Criativo, através do selo GRRR! (Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário!), republicou cinco histórias do mestre Fukue que, como mencionei, foram publicadas originalmente entre 1968 a 1972 e fazem parte de uma pequena parcela de todo o material produzido pelo autor. Sobre essas cinco histórias, são elas:

O Fantástico Emissário

Com roteiro de Wilson Hisamoto e desenhos de Paulo Fukue, temos a história de uma criatura alienígena que é enviada ao planeta Terra para investigar e analisar as criaturas que vivem nele com o objetivo de identificar se existe alguma inteligência dominante no lugar e, posteriormente, para que seja iniciada uma grande invasão.

Devido sua capacidade de alterar a estrutura molecular, o alienígena é capaz de adentrar no corpo de qualquer ser vivo que encontra. E assim o vai fazendo durante sua jornada em nosso planeta, migrando de corpo em corpo em busca de um ser que seja intelectualmente superior. Com um interessante desfecho, essa história foi publicada originalmente no título Enigma, da Editora Minami e Cunha (M&C), e me fez lembrar do clássico filme Os Invasores de Corpos (1978).

O Legado dos Rapinantes

Também publicada pela primeira vez no título Enigma, da Editora M&C, a história é sobre uma raça chamada Kwaa-Kis que aguarda, de Marte, que os humanos dêem início ao conflito nuclear. O plano dos Kwaa-Kis envolve o fato de que, uma vez ocorrida a destruição em massa, os humanos não terão como oferecer resistência diante de uma invasão.

Mas o líder dessa raça está ansioso para adquirir os recursos naturais do planeta Terra, algo que o faz até mesmo cogitar em quebrar um dos princípios de seu povo: não interferir no processo, ou seja, que a guerra nuclear ocorra de forma natural. 

Com um desfecho curioso, é evidente a influência do terror nuclear que acabou se inserindo na cultura pop durante o período da Guerra Fria.

Trajeto do Nefasto

Coincidências não existem, pois Deus não joga dados. Com tema de Paulo Fukue e roteiro de Wilson Hisamoto, somos apresentados à uma pacífica cidade que, sem nenhuma explicação plausível, torna-se um verdadeiro pandemônio: são inúmeros acidentes e desastres em sequência, transformando a vida dos cidadãos em um verdadeiro inferno.

homem caminhando solitário

Obra do acaso ou de forças sobrenaturais? Publicada originalmente no título Terror, um dos muitos da Editora EDREL, essa é uma das melhores histórias do compilado da GraphicBook.

Os Invasores

Publicada em Epopéia Espacial, outro título da Editora EDREL, temos as nações dos grandes blocos ameaçando dar início ao temido conflito nuclear; entretanto, uma figura misteriosa discursa na ONU sobre a importância das nações deixarem de lado toda e qualquer hostilidade, pois em caso de uma invasão alienígena, esse serial o real inimigo da humanidade. Alvo de deboche, o homem sai de cena. Não demora para que os céus sejam preenchidos por estranhos objetos voadores...

O Ciclo dos Primatas

De todas as histórias que fazem parte do compilado de obras do Paulo Fukue, O Ciclo dos Primatas é a que mais gostei. Temos a jornada de um homem pelo espaço em busca de um planeta habitável, pois o seu foi destruído em após o lançamento de ogivas nucleares. Após passar por inúmeros sistemas e planetas, finalmente o nômade encontra um.

estegossauro ameaçando um homem
Um (aparentemente) estegossauro surge para defender seu território da presença do intruso

Ao iniciar sua exploração nesse planeta primitivo, ele observa que não há sinais de vidas humanoides; mas, para seu azar, criaturas gigantes e ameaçadoras parecem dominar o planeta, se apresentando como um grande desafio para sobreviver nele.

Por sua premissa, é impossível não lembrar de obras como O Planeta dos Macacos/ Planet of the Apes (1968) e O Elo Perdido/ Land of the Lost (1974-1977), clássicos da ficção científica. Não sei se o título teve continuação, mas esse é o tipo de trama que eu gosto de acompanhar.

Fiquei positivamente surpreendido com o material que compõe essa Graphic Book, não apenas pela qualidade das histórias, mas também a arte em variados estilos e que, novamente, evidencia a versatilidade do autor. 

Nessa jornada pelos quadrinhos nacionais tenho me deparado com HQ's incríveis, ou seja, verdadeiros tesouros da nona arte. Aos imaginautas que acompanham este blog, reitero sobre a necessidade de ter contato com esse tipo de material.

Graphic Book: O Ciclo dos Primatas e Outras Histórias
Autor: Paulo Fukue
Editor: Marcio Baraldi
Formato: 21 x 28, 64 páginas
Lançamento: Editora Criativo/Selo GRRR!

Para adquirir essa obra, acesse: https://www.criativostore.com.br/o-ciclo-dos-primatas-graphicbook/p

Ou pelo site da Comix: https://www.comix.com.br/graphic-book-o-ciclo-dos-primatas.html

Para conhecer outras obras de outros renomados autores brasileiros, recomendo que acesse o site da Editora Criativo: https://www.criativostore.com.br/

Recomendo a leitura desses outros artigos sobre quadrinhos nacionais:

Gostou? Compartilhe em suas redes socais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.