quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

O fenômeno Slam Dunk

Apesar de colecionar quadrinhos, na minha coleção não possuo muitos títulos de mangás, os famosos quadrinhos japoneses; porém, Slam Dunk, de Takehiko Inoue, é obrigatório em qualquer coleção, por se tratar de uma aclamada obra do universo dos quadrinhos.

Em Slam Dunk temos Hanamichi Sakuragi, o líder de uma gangue, um delinquente que não está nem aí para os estudos, até o dia em que conhece Haruko Akagi, a única garota que não o rejeitou  sim, ele não é nada popular com as garotas da escola, foi rejeitado umas 50 vezes. Haruko o aconselha a fazer parte do time de basquete da escola, o que Sakuragi considera uma idéia ridícula, mas acaba participando de uns jogos até que percebe que ama o esporte. O que inicialmente era apenas para impressionar a garota de seus sonhos, tornou-se uma paixão; logo, o time Shohoku de basquete se torna sua nova família.

Do meu acervo, essa é a edição n.1 da Panini, lançada em 2016

Essa obra foi publicada em 1990 e vendeu, só no Japão, 120 milhões de cópias. No Brasil, é atualmente publicada pela Editora Panini  a primeira publicação foi pela Editora Conrad. Curiosamente o material foi rejeitado por várias editoras, pois acreditavam que o tema não atrairia leitores acostumados com histórias de outros gêneros, mas a Editora Shueisha abraçou o projeto, publicou... e acertou na cesta. A obra fez tanto sucesso que o autor chegou a ganhar um prêmio da Associação de Basquetebol do Japão, por acabar incentivando o esporte no país, uma vez que o basquete era até mesmo um tabu entre os japoneses. Inoue jogou basquete na época do ensino médio e o seu amor pelo esporte o influenciou a produzir essa obra. Depois de quase uma década, Inoue viria a produzir outro clássico aclamado pela crítica: Vagabond, quadrinho baseado no romance Musashi, de Eiji Yoshikawa, obra que conta a história de Miyamoto Musashi, o maior samurai do Japão.

A abertura do animê é fantástica. Aperte o play e aumente o som!

 

Quando li as curiosidades que envolvem a obra, decidi colecionar. É interessante como a leitura também pode influenciar a prática do esporte, como foi o caso do Japão. Outra curiosidade, é que o autor criou o projeto Slam Dunk Basketball Scholarship, que disponibiliza bolsas de estudo para estudantes japoneses, mantendo dessa forma a popularidade do esporte no país.

A publicação de Slam Dunk chegou ao fim no Brasil. Atualmente as últimas edições (da 20 a 24) estão sendo republicadas, ou seja, mais uma chance de completar a coleção desse incrível mangá. E recentemente saiu um longa da obra para os cinemas japoneses, o The First Slam Dunk, que você pode conferir mais detalhes e o trailer acessando o link da edição 37 do Boletim Sushi POP

Boletim Sushi POP n.37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.